Um gigante em Nova York

Em 22 de janeiro de 1930 começou a surgir do chão, um edifício que dominaria por muito tempo o céu de New York.



Os 102 andares da torre Art Deco em Midtown Manhattan, conhecida como o Empire State Building foi o arranha-céu mais alto do mundo desde a sua conclusão, até o nascimento de outra grande obra de engenharia, o World Trade Center em 1972 (atingido por aviões nos ataques de 11 de setembro de 2001). Outros projetos fantásticos foram sendo erguidos, e o grande edifício foi perdendo lugar no pódio dos mais altos do planeta. Porém o produto do trabalho de 3.400 homens, não brilha só por causa das suas centenas de metros de altura, mas sim por ter garantido lugar na história. Seus números, seu desenho e a conclusão em apenas 410 dias, até hoje são visto como impressionantes, considerando as dimensões da obra e a época da sua realização. Os 102 andares e 1.454 metros de altura levaram cerca de 7.000.000 horas / homem para ser concluído, foram consumidas 57.000 toneladas de aço no seu esqueleto, cerca de 17 milhões de metros de fio de telefone colocados na tubulação do prédio, em horários de pico, havia 3.400 trabalhadores ao mesmo tempo, foram assentadas, 6.500 janelas, gastou 10 milhões de tijolos e 200.000 pés-cúbicos de calcário Indiano. Tudo colocado peça a peça por uma multidão de homens que trabalhavam orgulhosos por fazer parte de um dos maiores projetos de construção que se tinha notícia.


Naquele tempo normas de segurança no trabalho passava longe dos canteiros de obras, capacetes, botas, cintos de segurança, eram coisas do futuro. As fotografias feitas na época em que se realizava a construção documentou a obra, registrou cenas que mostram pessoas pendurados em cabos ou se equilibrando em vigas a centenas de metros de altura, sem nenhum tipo de proteção. Era assim, de forma corajosa que esses operários desempenhavam suas funções. Mas, apesar dos rumores de centenas de homens morrendo no local de trabalho distribuído durante a época de sua construção, foram registradas oficialmente apenas cinco mortes: um trabalhador foi atropelado por um caminhão, um segundo caiu em um poço do elevador e um terceiro foi atingido por um guindaste; o quarto que estava em uma área da explosão, e um quinto que caiu de um andaime. Passados em fim os 410 dias, a magnífica construção fica pronta. Porém, pré-destinado a fazer parte da história daquele país, sua inauguração em 01 de maio de 1931, parece marcar o fim a um ciclo glorioso para o povo americano. Com a econômica já sufocada pelo abraço traiçoeiro da Grande Depressão que iniciara 3 anos antes, o maior complexo de escritórios Já visto, começou a luta para encontrar locatários para suas salas. Algumas fontes afirmam que só depois de 20 anos da sua inauguração, ele passou a gerar lucros para seus empreendedores. Porém, até hoje quem passa pela intersecção da Fifth Avenue e West 34th Street pode olhar para cima e admirar a beleza de uma das grandes obras do passado.



A maioria dos homens que trabalhavam na construção eram europeus. Eles se juntaram a centenas de trabalhadores Mohawk, muitos de uma reserva, perto de Montreal.

















Trabalhador parafuza uma viga de aço no topo do mastro de amarração. O prédio é atingido por raios cerca de 100 vezes por ano.




Fotos: Lewis Hine
Fontes: 1 - 2 - 3

1 comentários:

Anônimo disse...

uuuuuu

Postar um comentário

Gansos na Net | by TNB ©2010 | Adaptações
  • Posts
  • Comments
  • Feeds