Em março de 1940 em Frankfurt, estava sendo desmantelado um dos
mais fantásticos engenhos voadores que existia até então. Depois de estar ali
em exposição desde 8 de maio de 1937 quando encerrou suas operações, um ícone
das máquinas voadoras estava sendo desmontado e encerrando suas atvidades para
entrar na história.
Dirigível Graf Zeppelin no seu hangar na cidade Friedrichshafen Alemanha. |
Na época do último vôo, nove anos depois do inaugural, ele tinha
percorrido mais de um milhão de milhas, em 590 vôos, transportando milhares de
passageiros e centenas de milhares de quilos de carga, com segurança e rapidez.
Com muito luxo, elegância e eficiência, circulou todo o Planeta, ficou famoso
em todo o mundo, inspirando uma “febre” internacional, que durou muitos anos.
Porém, sua gloriosa jornada começou quase uma década antes. Em 8
de julho de 1928 cerca de nove anos atrás da data do seu desmonte, a condessa
Brandenstein-Helene Von Zeppelin batizava uma máquina apresentada como sendo a
grande novidade pelos construtores da época, o LZ-127 passou a ser o "Graf
Zeppelin", um dirigível que se tornaria dono dos céus do mundo. Dois meses
depois, partiu de Friedrichshafen e começou seu longo reinado a serviço
daqueles que podiam pagar por suas luxuosas viagens. O gigante voador pairou no
ar desbravando mares e continentes por quase uma década.
O Graf
Zeppelin foi um dos mais conhecidos da era dos dirigíveis, fez seu primeiro vôo
em 18 de setembro de 1928, sob o comando do Hugo Eckener. A nave decolou e voou
um pouco mais de três horas antes de regressar à sua base em Friedrichshafen.
Depois disso uma série de vôos de teste bem sucedido foram realizados, nos
quais o novo dirigível alemão foi mostrado para os moradores da cidade de Ulm,
Nuremberga, Wurzburg, Frankfurt, Wiesbaden, Colônia, Dusseldorf, Bremen, cidade
natal de Hugo Eckener de Flensburg, Hamburgo, Berlim, Leipzig e Dresden.
No dia 11
de outubro de 1928 partiu de Friedrichshafen para seu primeiro vôo com
passageiros, no qual realizaria sua primeira grande proeza, a cruzada do
atlântico para chegar a América do Norte. Sob o comando de Hugo Eckener, o
dirigível levava 40 membros da tripulação e 20 passageiros entre os quais se
encontravam o oficial da marinha americana, Charles E. Rosendahl e uma repórter
de jornal chamada Lady Grace Drummond-Hay a única mulher abordo. Durante o vôo
alguns eventos naturais quase provocam um desastre. Na manhã do dia 13 de
outubro ele se viu dentro de uma linha de instabilidade, o capitão Eckener
uncharacteristically, conhecido por ser muito cauteloso com o mau tempo, tinha
entrado em uma forte tempestade, o momento fica dramático para todos que
estavam a bordo, pois outro dirigível tinha quebrado em circunstâncias
semelhantes. A reparação dos danos causados pela tempestade foi feita em vôo, e
o LZ-127 Graf Zeppelin tinha vencido o seu primeiro grande imprevisto de
viagem. Os reparos de emergência foram bem sucedidos, porém o dirigível
encontraria um segundo desafio, ao passar pelas Bermudas, outra frente de
instabilidade ameaça a reputação do grande vôo. Mas mesmo não estando em
condições perfeitas e temporariamente reparado, ele passa por mais essa ameaça
alcançando à costa americana na manhã do dia 15 de outubro e se tornando um
transatlântico. Depois de ter vencido os ventos, ter ficado sem água e comida o
Graf Zeppelin, Eckener, sua tripulação e seus passageiros, foram recebidos como
heróis pelo entusiasmado público americano, e homenageados com um desfile em
Nova Iorque, com todo charme e romantismo característico da época.
Após duas semanas de reparos, Graf Zeppelin Lakehurst partiu em 29 de outubro de 1928 para seu retorno à Alemanha. O vôo de regresso levou 71 horas e 49 minutos, ou pouco menos de três dias. Cumprindo sua primeira grande missão, o dirigível iniciava em definitivo a jornada de 9 anos voando pelo céu do planeta, em busca dos mais fantásticos destinos.
Após duas semanas de reparos, Graf Zeppelin Lakehurst partiu em 29 de outubro de 1928 para seu retorno à Alemanha. O vôo de regresso levou 71 horas e 49 minutos, ou pouco menos de três dias. Cumprindo sua primeira grande missão, o dirigível iniciava em definitivo a jornada de 9 anos voando pelo céu do planeta, em busca dos mais fantásticos destinos.
LZ-127 Graf Zeppelin desembarque em Los Angeles, 1929. Cidade em
que fez uma parada durante
a estadia nos Estados Unidos. |
Dirigível Graf Zeppelin no seu hangar na cidade Friedrichshafen Alemanha. |
Rota do grande Graf Zeppelin para atravessar o Atlântico. (ele fez
vôos de apresentação em várias
cidade dos Estados Unidos , antes de retornar)
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